Com a frequência no aumento dos combústiveis, separamos 7 dicas importantes para você economizar na hora de rodar com o seu automóvel!
Evite o “pé pesado” no acelerador
Evite acelerações bruscas. Procure usar o seu pé direito de forma progressiva.
Utilize o freio da forma correta
Faça uso do freio em declives acentuados. Sabe a “banguela”? Além de ser perigosa, não representa qualquer economia nos carros atuais. Ao descer a serra com um carro automático, ponha o seletor em uma marcha mais reduzida do que o drive.
Troque suas marchas com sabedoria
Não estique as marchas sem necessidade. Procure fazer as trocas em rotação adequada: se o carro tem conta-giros, tente fazer com que o motor trabalhe em rotação próxima, ou um pouco inferior, à do regime de torque máximo. Evite que o ponteiro chegue perto da rotação de potência máxima (os números relativos ao seu carro estão no manual ou podem ser encontrados na internet).
Utilize o ar-condicionado
Na estrada, optem por utilizar o ar-condicionado. As janelas fechadas melhoram a aerodinâmica e, consequentemente, o consumo cai.
Revisões são essenciais!
Faça revisões e as manutenções preventivas e verifique, em especial, o estado das velas e o funcionamento da injeção eletrônica.
Filtros
Verifique se o filtro de ar está sujo. A substituição deve ser feita, em média, a cada 10 mil quilômetros, mas isso varia conforme as regiões que você circula.
Calibre seus pneus!
Mantenha os pneus com a pressão correta. Vá ao calibrador uma vez por semana. O ideal é que os pneus estejam frios na hora da calibragem.