Blog

Confira 5 dicas importantes para preservar a pintura do seu carro




Variações na cor, desbotamentos e riscos podem acabar com a estética do seu veículo. E os possíveis responsáveis por tudo isso são inúmeros, indo de sol e chuva a animais e até mesmo a poeira! Por isso, preservar a pintura automotiva é uma missão difícil, mas não impossível.


Confira 5 dicas para preservar a pintura do seu carro!


1. Lave o carro com frequência e de forma adequada


Lavar o carro requer cuidado desde a escolha dos produtos, que devem ser neutros e com pH baixo. Além disso, existe a ideia de que quanto mais forte é o jato de água, mais ele limpa. No que diz respeito à pintura, essa ideia engana. Na realidade, quanto mais forte, maior o risco de causar danos. O correto é apostar na baixa pressão, lavando de cima para baixo, preferencialmente na sombra.


2. Fuja do sol em excesso


Sim, o sol dá cor ao mundo. Mas ele também tira o brilho, sabia? Se tem dúvidas a esse respeito, basta observar para ver como as cores se desbotam rapidamente ao ar livre. A boa notícia é que as pinturas automotivas não sofrem mais tanto desse mal, já que filtros UVA e UVB a protegem da radiação solar.
Nem por isso, contudo, exagere na confiança. Saiba: exposição prolongada afeta a pintura, ainda mais quando o carro não está limpo! Mas correr para qualquer sombra de árvore também pode ser perigoso, já que galhos, folhas e as famigeradas fezes de pássaros não deixam por menos. Pese prós e contras, mantenha o carro limpo e observe!
3 Invista na aplicação de uma boa cera


O enceramento realmente protege a pintura do carro, pois cria uma película protetora que ajuda inclusive a bloquear os raios UVA e UVB da radiação solar. A cera pode ser sintética, produzida em laboratório, ou natural, feita a partir da Carnaúba, árvore originária do norte do Brasil.
Há partidários para os 2 lados, que argumentam sobre qual das ceras é melhor. Em resumo, podemos dizer que a natural costuma ser usada para o brilho, enquanto a sintética tem uma duração maior. O importante é investir em boas ceras, pois as de baixa qualidade duram pouco e protegem irregularmente a superfície do carro.

 


4. Redobre o cuidado ao viajar


Não tem quem diga o contrário: viajar é ótimo! Afinal, quem é que de vez em quando não gosta de ir à praia, curtir uma cachoeira ou até o friozinho de uma montanha? Nessas horas, um pouco de caos é quase inevitável, pois estamos longe tanto das nossas oficinas mecânicas de confiança como do conforto do nosso próprio lar! Por isso, é necessário redobrar os cuidados.


A maresia, por exemplo, é um verdadeiro veneno para o carro, ainda mais para pintura e partes mais delicadas. A lama também pode causar manchas quando não é logo removida do automóvel. Se for passar muitos dias nesse tipo de ambiente, providencie uma lavagem preventiva! Quando estiver de volta, retome seus procedimentos habituais.


5. Fuja dos causadores de riscos


São muitos os elementos comuns no dia a dia dos motoristas que podem causar riscos graves à pintura automotiva. Um lava a jato automático, por exemplo, pode ser bem cômodo e rápido para dar aquela limpeza rápida na lataria, mas é um equipamento perigoso, que pode facilmente causar riscos. Se não tiver outro jeito, retire primeiro a sujeira mais grossa para depois deixar o veículo passar pelo lava a jato automático.


Panos sujos também são grandes vilões. O que acontece é que sempre há neles pequenas partículas abrasivas, como pedrinhas ou grãos de terra, que logo na primeira esfregada já estragam a pintura. À medida que for lavando o carro, portanto, mantenha o pano sempre limpo.


A preservação da pintura automotiva não é assim tão misteriosa. Tomando o cuidado certo em cada situação, sem exageros, a chance é que ninguém perceba a idade da pintura! Que tal compartilhar essas dicas nas suas redes sociais para ensinar seus amigos e também a família a cuidar da pintura automotiva?

 

 Conte sempre com a Make-up e consulte nossas unidades -Clique Aqui-





Copyright © 2015 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por