Um dos fatores determinantes para escolher uma franquia é conhecer o perfil da rede interessada. É essencial conhecer o produto ou serviço que você deseja escolher para implantar seu negócio. É necessário que você busque uma empresa mais alinhada com o seu perfil para que seu negócio tenha mais chance de prosperar com mais naturalidade, pelo lado das franqueadoras, elas buscam franqueados cada vez mais com o espirito empreendedor e alinhados com o perfil da rede. As marcas não querem que você seja apenas mais um executor do negócio e sim um franqueado engajado e até de sugestões para melhorar e até mudar os processos da rede.
Separamos 10 itens que devem ser cuidados antes de abrir sua franquia:
- O cadastro - Em quase todas o primeiro passo é preencher uma ficha de cadastro, geralmente pela internet, esse item é necessário para que as marcas avaliem seus futuros candidados a franqueados.
- Primeira reunião - Se você for aprovado na etapa do cadastro, a empresa irá chamar você para um encontro pessoalmente na sede da franqueadora, para que você conheça os processos e procedimentos da rede, esses dados estão no arquivo que é passado ao candidato chamado COF (Circular de Oferta de Franquia).
- Cliente por um dia - Como o candidato recebeu a COF, nela contem todos os contatos das outras unidades. Pegue esses dados e vá até uma das franquias como cliente, e faça uma observação no atendimento e o que dizem os consumidores nas redes sociais.
- Bate papo com outros franqueados - Dessa lista escolha ao menos três franqueados, e faça uma análise sobre o dia a dia deles e a operação das unidades, questione também como é o relacionamento da franqueadora com os franqueados e o giro de clientes nas unidades.
- O contrato - Pegue seu advogado (se não tiver um contrate) e com ele faça uma análise minuciosa nos mínimos detalhes do contrato. Veja como está descrito a relação da franqueadora com o franqueado, veja as cláusulas referentes as multas, taxa de franquia e taxas de royalties para ter certeza que está entrando em uma empresa séria e com chances crescimento antes de fechar o contrato.
- A escolha do ponto - Algumas redes ajudam o franqueado a escolher o ponto da unidade; outras pedem apenas para o franqueado escolher e depois solicitar aprovação da franqueadora. Quando for procurar o ponto, veja se ele está em uma área de bom fluxo de pessoas, avalie se essa zona permite que a empresa exerça sua atividades, pois caso o ponto não esteja de acordo com o segmento que você irá exercer, será mais difícil conseguir o alvará na prefeitura.
- A locação do imóvel - Para evitar problemas, seria mais adequado um aluguel com prazo determinado, de preferência de até cinco anos. Pode ser que seja necessário alguma reforma no espaço, é interessante negociar com dono do espaço um desconto no aluguel sobre esse valor.
- Cartório - Após assinar o contrato, está na hora de abrir a empresa. A ida ao cartório se torna obrigatório antes de implantar a unidade, para cumprir todas as obrigações fiscais e trabalhistas com os funcionários.
- Volta às aulas - Agora é o momento de voltar à estudar, não importa quantas faculdades/cursos você tem no currículo. Esse é o momento de aprender sobre a sua nova empresa. Nesse momento o franqueado e sua equipe passam por um treinamento para aprender a conduzir os processos e como a empresa funciona na prática, e também tirar suas duvidas iniciais. É muito importante ler o manual de todos os setores e processos que a franquia necessita para prosperar.
Você tem espirito empreendedor? Gosta de desafios e quer ter seu próprio negócio? Seja um franqueado Make-up!!!
Entre no link e converse com nosso setor especializado: http://goo.gl/QNaIqi