Make-up Reparação Automotiva é destaque no segmento veículos pelo segundo ano consecutivo.
A Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo, realizou ontem a premiação das Melhores Franquias do Brasil 2016. E, mais uma vez, a Make-up está em primeiro lugar!
O evento aconteceu na noite de ontem, 14 de junho, em São Paulo, e destacou as 77 franquias que atingiram as maiores notas. No segmento veículos, a Make-up Reparação Automotiva foi a única rede do país a alcançar a classificação 5 estrelas, mantendo a liderança no segmento pelo segundo ano consecutivo. O destaque, num universo de 3.072 marcas, está estruturado em boas práticas e num constante crescimento, mesmo em tempos de crise, com efeitos se alastrando em todos os setores da economia.
Para chegar ao resultado, a Serasa Experian - empresa líder no mercado de análises e informações econômico-financeiras - coletou e processou os dados pesquisados com os franqueados da rede. A cotação para o resultado final levou em conta notas de três quesitos: desempenho da rede (performance financeira), qualidade da rede (o valor da marca e o investimento em marketing) e satisfação do franqueado. Todo trabalho visou reunir informações importantes para o guia que é referência para os investidores e quem deseja investir em uma franquia.
A palavra crise não parece combinar com crescimento; felizmente, a Make-up combinou os dois pontos antagônicos e fez diferente nos últimos anos. É como conta a Diretora de Marketing Fabiane Nunes: "Há dois anos, a Make-up iniciou seu plano de expansão nacional. Hoje, estamos presente no RS, SC e PR. Com 29 unidades e mais de 200 pessoas diretamente envolvidas, podemos dizer que nossa marca é referência nacional. O ano de 2015 foi de muito trabalho, vencemos a crise e consolidamos diversas ações e projetos com nossos franqueados. Alcançamos a meta de 33% de crescimento. Para nós, é uma imensa alegria sermos condecorados com esse reconhecimento. Só temos a agradecer às pessoas, que fazem a diferença na rede; é fruto do trabalho delas que nossa marca foi eleita pelo segundo ano como a melhor do Brasil."
Em 2016, com o foco voltado para pessoas e processos, a rede vem realizando um trabalho diário e intenso junto aos franqueados e equipe. “Em época de crise econômica, temos a oportunidade de focar em melhorias na execução de procedimentos para ganhar em produtividade. Nos últimos dois anos a Make-up manteve o foco em expansão. Por consequência desse crescimento, surgiram novas demandas para manter a estrutura atual sem causar prejuízos aos franqueados e clientes. Ou seja, 2016 está sendo um ano em que paramos para ‘olhar para dentro’ e aprimorar nossos processos”, explica Junior Cabreira, CEO da Make-up.
Com o novo foco, voltado para o desenvolvimento interno, além da já consolidada equipe de suporte, foram criados novos modelos de acompanhamento de processos e métricas para a rede. Dentre as novidades, destacamos as prática que foram decisivas para o aprimoramento dos processos da rede:
Acompanhamento de campo semanal - os consultores de campo, além de estarem disponíveis aos franqueados integralmente, realizam um acompanhamento semanal para auxiliar com suporte operacional, métricas e aplicação dos processos padrão da rede. Esse novo processo é feito via internet, antes exclusivamente presencial, aumentando a frequência de contato com a realidade de cada negócio. Periodicamente, ou conforme demanda, também são feitas visitas às unidades.
Treinamentos EAD - outra nova prática, que ganhou forma neste ano, é a transmissão semanal de Treinamentos EAD. A equipe de suporte transmite ao vivo para que as equipes das unidades possam acompanhar através de uma plataforma online. Os assuntos são apresentados separadamente, de acordo com as funções, e sempre relevantes para o desempenho das unidades. Todo conteúdo fica disponível para ser acessado posteriormente.
Programa de desenvolvimento através do coaching - além de investimentos em processos, nossos franqueados participam de um programa de desenvolvimento através do coaching. Oportunizado pela franqueadora, o programa tem o intuito de desenvolver verdadeiros líderes, já que o processo permite reconhecer oportunidades e desenvolver habilidades.
SAC Make-up - acreditamos no diálogo como a melhor forma de aperfeiçoar nossas soluções e, para isso, criamos um nova plataforma de atendimento pós-venda, com canais exclusivos para sugestões e reclamações. Um equipe preparada para atender prontamente através de telefone, Whatsapp, e-mail e canal no site. Tudo isso, para que, no final, o cliente saia satisfeito com nossos serviços e atendimento.
O ano de 2016 está sendo de muitas mudanças, que vêm mostrando resultados positivos. Ou seja, a Make-up assumiu - e trata com seriedade - o compromisso e a responsabilidade contínua de aprimoramento, sempre de acordo com os mais elevados padrões de ética empresarial. “É com comprometimento de equipe em realizar os processos e, da rede em oferecer as melhores soluções em reparos automotivos, que conseguimos ir cada vez mais longe. Estamos evoluindo e superando etapas, uma a uma, para encontrar novos desafios e continuar crescendo com excelência”, finaliza Junior.