Disponível gratuitamente para smartphones IOS e Android, o aplicativo, lançado na Automec, tem modo simples de operar para ajudar o dono do carro a saber a hora de checar itens de segurança, meio ambiente e economia. Sistema interativo avisa o motorista quando é necessário checar pastilhas de freio, amortecedor, filtros, entre outros componentes de uma lista de 25 itens.
Criado em 2008, o Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%, que visa conscientizar o motorista sobre a importância da prática da manutenção preventiva do veículo, destacando os benefícios relacionados à segurança, economia e redução de emissão de poluentes, entra em uma nova etapa. Com a ajuda da internet, cada vez mais presente na vida das pessoas, o programa interage com o motorista levando orientação sobre revisão de itens do veículo por meio do aplicativo Carro 100%, disponível para smartphones nas versões IOS e Android, que também pode ser baixado no endereço eletrônico www.brmobile.com.br/sindipecas/app e nas lojas, digitando Carro 100%. É um serviço gratuito de orientação de utilidade pública que contribui para que os motoristas se informem sobre os cuidados necessários com a manutenção do veículo. “É importante destacar que quando o carro está em boas condições de uso ajuda a garantir um trânsito mais seguro para motorista, passageiro e pedestre, uma vez que muitos acidentes são causados por falta de manutenção adequada dos veículos, e o aplicativo é uma forma simples de orientar o proprietário sobre as revisões”, revela o coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva – e conselheiro do Sindipeças, Elias Mufarej.
Fácil de instalar e usar, respondendo a um breve questionário, como dados do carro (marca, modelo e ano)e média de quilometragem mensal, o aplicativo fornece automaticamente orientações sobre a hora de verificar as condições de pastilhas de freios, filtros, amortecedores, entre outros itens. É um sistema intuitivo, que não exige complementação de dados, e envia mensagem via notificação push no celular do usuário. “Serve como um alerta e indica o que precisa ser revisado, de acordo com as informações que o motorista dá ao baixar o aplicativo”, explica o coordenador do GMA.
O sistema, que teve concepção da agência Confraria Visuale – que remodelou a logomarca, elaborou o conceito de comunicação e supervisionou o trabalho – e desenvolvimento da BR Mobile, levou em conta facilidade e agilidade, permitindo calcular e informar o motorista, a partir dos dados coletados, sobre quando é necessário checar as condições dos 25 itens voltados à segurança, economia e meio ambiente. O check-list é baseado na norma sobre inspeção veicular da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). “Procuramos desenvolver um serviço inteligente que interage com o motorista de forma simples e prática. Para isso, contamos com o apoio do IQA-Instituto da Qualidade Automotiva, estudamos as necessidades e a melhor forma para operar, sem que o usuário precisasse perder tempo com preenchimento de dados”, conta Mufarej.
Concebido para ser uma ferramenta útil para o dia o dia do motorista, o aplicativo Carro 100% é um guia fácil, com orientações sobre troca e checagens de itens, pensando em praticidade e informação. A partir da avaliação, é dada uma nota ao carro que o motorista pode compartilhar com amigos, publicando o resultado no Facebook.
Para promover interatividade com as redes sociais, foram criadas contas no Twitter (endereço: @carro100oficial), Instagram (endereço: @carro100oficial) e fanpage no Facebook (www.facebook.com/pages/carro100l). Ao seguir o Twitter e o Facebook, o usuário poderá acompanhar diariamente dicas de manutenção. Ao atualizar as informações constantemente no aplicativo sobre os itens que estão em dia, receberá medalhas de motorista seguro, econômico e consciente que podem ser exibidas no perfil das redes sociais.
A ideia do aplicativo surgiu a partir da análise dos usuários do site do Carro 100% www.carro100.com.br. Foi constatado que a página mais visitada do portal é a que se refere ao check-list de manutenção preventiva, com mais de 700 mil visualizações, sendo 54% homens e 45% mulheres. “Percebemos o interesse do público por este tipo de informação e que o aplicativo poderia auxiliar as pessoas a terem conhecimento do que é preciso ser revisado e os períodos indicados no manual do fabricante”, afirma o coordenador do GMA.
Nesta primeira fase, o aplicativo estará disponível para usuários de veículos de passeio, mas há intenção de estender o serviço a motociclistas futuramente.
Como funciona – Ao preencher o cadastro com as informações do veículo, é feita uma avaliação com a nota calculada a partir desses dados. Por exemplo, se for identificada a necessidade de revisão para avaliação do estado das pastilhas de freio, que precisavam ter sido trocadas nos últimos 12 meses, o veículo não estará 100%, poderá receber nota 80%, por exemplo, e o motorista é orientado sobre o que precisa fazer. Quando ele efetuar a troca da peça e atualizar o aplicativo, a nota muda. O usuário também pode compartilhar a nota do seu veículo no Facebook.
Quando o item está de acordo, aparece a cor verde; amarelo indica alerta e vermelho é que já passou da hora de verificar. Depois que é feita a revisão e a troca, é só atualizar o sistema para mudar a nota. “É uma forma de auxiliar o motorista a cuidar do veículo, lembrando dos itens que precisam ser revisados. Trata-se de uma fotografia da situação atual do veículo, com base nas informações fornecidas pelo motorista, e tem caráter meramente de orientação”, acrescenta Mufarej, que faz questão de salientar a importância de fazer revisões regulares em uma oficina de confiança.
Fonte: www.revistamercadoautomotivo.com.br