Abrir uma franquia é a opção mais segura para empreendedores que desejam começar um negócio próprio, principalmente porque esse modelo de negócio já é consolidado. Mas antes de firmar qualquer compromisso, é muito importante esclarecer algumas questões específicas com o objetivo de não entrar em uma furada.
O processo de aquisição de uma franquia é repleto de passos a serem seguidos. E por isso, para te ajudar nessas etapas, nós selecionamos algumas perguntas que devem ser feitas durante esse momento. Confira!
Primeiro, ao considerar uma franquia é fundamental que você leia com atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF) que a franqueadora entrega a você. Esse documento possui todas as informações referentes ao negócio, como obrigações e deveres do franqueado, a lista dos atuais franqueados da rede e também aqueles que desistiram do negócio nos últimos 12 meses.
Geralmente, as redes franqueadoras buscam por candidatos que se identifiquem com a área de atuação e que possuam motivação para comandar uma unidade.
Você consegue se imaginar cumprindo as tarefas diárias do longo dos próximos cinco anos? Você sente que é nessa área que deseja atuar? Se a resposta é sim, é sinal que tem o perfil que a rede procura.
Essa é outra questão que merece a sua atenção, pois o processo de aquisição de uma franquia envolve uma série de investimentos. Primeiro o franqueado realizar o pagamento da taxa da franquiapara ter direito ao uso de marca e pela formatação, identidade visual da marca, treinamento e know-how que receberá.
Além disso, até que a sua unidade comece a atingir os lucros desejados, é fundamental ter uma reserva para o capital de giro que é utilizado para cobrir operações e outras despesas.
Outra cobrança inclusa por algumas redes são os royalties. Essa taxa é paga mensalmente pelo franqueado pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador. Por exemplo, se o percentual for de 5% e o franqueado lucrar R$50.000 brutos em um mês, o franqueador terá seus R$2.500,00 de faturamento.
Antes de abrir uma franquia, coloque esses valores na ponta do lápis para que possa tomar uma decisão adequada a sua realidade financeira.
Os prazos dos contratos variam, mas a média é de cinco anos. O ideal é definir metas para esse período e criar um plano de negócio, pois assim fica mais fácil para avaliar se o resultado estabelecido foi alcançado. Avalie também se você irá conseguir recuperar o valor investido e lucrar durante o prazo.
Questione também como é feita a renovação do contrato, pois algumas franqueadoras podem cobrar a mesma taxa de abertura, outros podem solicitar um valor menor ou não realizar a cobrança. Mas essa informação você também consegue encontrar na COF.
O treinamento é um dos fatores fundamentais para um bom funcionamento das novas unidades, tendo em vista que a identidade e posicionamento da marca devem ser preservados. Conversar com o franqueador sobre esse assunto é importante, mas somente os franqueados podem te passar uma versão real sobre o quão satisfatórios são os treinamentos e o suporte oferecido. Assim, verifique na COF o contato de alguns franqueados e converse diretamente com eles.
É importante verificar se o mercado que você deseja trabalhar está em expansão, estagnado ou em retração na região em que pretende abrir a franquia. Se não houver demanda, ou seja, público suficiente que comprove uma unidade em determinada localização, o negócio poderá fracassar. Nem sempre ter muitos concorrentes no local pode ser um fator negativo, analise como eles se posicionam, quais os seus diferenciais e o foco de atuação.
Com esse “mini roteiro” ficou mais fácil para você se aventurar no universo das franquias, certo? Que tal aproveitar para conhecer mais sobre a Make-up? Entre em contato conosco e conheça nosso modelo inovador de serviços automotivos!