Apesar do mercado de franquias ter ganhado mais notoriedade nesses últimos anos, ele já existe há um bom tempo e ainda vive cercado de mitos e mistérios que muitas pessoas criaram com o surgimento desse novo modelo de negócio. Mesmo assim, o franchising no Brasil tem registrado um bom desenvolvimento e nos últimos 12 meses (set/2017 a set/2018) as redes de franquias que atuam no Brasil movimentaram mais de R$170 bilhões.
Mas, antes de abrir sua própria unidade e aproveitar todos os benefícios oferecidos, que tal desvendar os mitos mais conhecidos sobre o mercado e as redes de franquias? Vamos lá!
Qualquer um pode ser franqueado
Muitas pessoas enxergam o processo de expansão de franquias como um simples passo de corretagem, com a ideia de que “qualquer um” pode se tornar franqueado de uma marca, desde que tenha o capital necessário para investir. Porém, não é assim que funciona.
O franqueado representará a marca em outros lugares, por este motivo é necessário escolher muito bem quem irá fazer parte do time para que a reputação não seja “manchada”. Além disso, a atuação do franqueado é fundamental para o sucesso da marca em si e, com isso, sua expansão. Um bom franqueado também é um investimento para a franqueadora.
O franqueado trabalha pouco
Por se tratar do trabalho de “outra pessoa”, muitos acreditam que ao se tornar franqueado não haverá trabalho o suficiente ou que a franqueadora irá trabalhar por ele. Mas a verdade é que abrir uma unidade significa que você será o seu próprio chefe e deverá se dedicar muito para alcançar os resultados que deseja.
Obviamente você poderá administrar melhor os seus horários e conseguirá ter mais tempo livre, entretanto, há sim muito trabalho a ser feito, por isso mantenha um planejamento definido e acompanhe de perto todos os processos a serem feitos.
Valor de investimento muito caro
Atualmente existem diversas opções de franquias com um valor de investimento abaixo de 10 mil reais, as famosas microfranquias, franquias no modelo box e as baratas. Algumas redes oferecem a opção de parcelar o valor de investimento e ofertam ao franqueado a possibilidade de pagar da forma que melhor se encaixa no orçamento.
Esqueça aquela época em que era necessário muito dinheiro para se tornar empreendedor, um espaço comercial e diversos funcionários, com as franquias é possível ter o seu próprio negócio investindo pouco.
E por falar em microfranquias, você já conhece a Make-up? Especializada em serviços automotivos, a franquia Make-up está disponível no formato box com um baixo valor de investimento, possui mais de 23 unidades distribuídas pelo Brasil e ganhou por seis anos consecutivos o Selo de Excelência em Franchising pela ABF. Que tal ser nosso franqueado? Entre em contato através do nosso site e converse com um de nossos consultores.