Provavelmente você já deve ter percebido o bom desempenho do mercado de franquias ao longo dos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente no 3° trimestre desse ano o franchising faturou R$44,4 bilhões, contra R$ 41,8 bilhões registrados no mesmo período do ano passado.
Apesar disso, algumas pessoas ainda sentem receio em se tornar franqueado devido aos valores de investimento. Entretanto, as microfranquias ou franquias baratas tornaram-se a opção ideal para quem tem pouco dinheiro e sonha em se tornar o seu próprio chefe.
Já ouviu falar sobre microfranquias, mas sente que precisa de mais informações? Fique tranquilo, a seguir você descobre tudo o que precisa sobre esse assunto.
As microfranquias são modelos de negócios cujo investimento inicial a ser realizado pelo possível candidato não seja superior a R$90 mil. Assim como os demais modelos deste mercado, a microfranquia é um sistema de parceria onde o franqueador, dono do negócio, oferece aos franqueados o uso de sua marca comercial, transfere todo o seu conhecimento e experiência adquiridos ao longo dos anos e fornece os seus produtos ou serviços.
O fato de o investimento ser baixo, não significa que os rendimentos também serão. É possível que o faturamento de uma microfranquia seja tão alto quanto o de uma franquia maior, porém, vários fatores influenciam nesses resultados como localização, investimento em marketing, sazonalidade e treinamento dos funcionários.
Além de precisar de um baixo capital para abrir uma unidade, essa opção também proporciona um rápido retorno de investimento, sendo que o maior número de microfranquias encontra-se no setor de serviços, tais como ensino, saúde, beleza e bem-estar, automotivos, entre outros.
Também existem redes que não exigem um ponto comercial e o franqueado tem a opção de trabalhar de casa, como no modelo home-based. Isso faz com que os custos operacionais (aluguel, transporte, refeição, etc.) e de contratação de funcionários, por exemplo, sejam reduzidos.
Outro formato inovador no setor que se destaca pelos baixos valores de investimento são as franquias box. Esses modelos são containers estruturados, ou seja, sem a necessidade de realizar reformas ou reparados, eles são instalados em pontos estratégicos de acordo com o público-alvo.
Em razão disso que o modelo tem tido um crescimento expressivo no Brasil, visto que a classe C (praticamente 50% da população) encontrou uma maneira de abrir seu próprio negócio sem a necessidade de um enorme investimento.
Antes de assinar qualquer contrato com a rede franqueada de seu interesse, o ideal é realizar uma boa pesquisa e descobrir se a microfranquia possui pelo menos um ano de operação. É muito importante também verificar toda a documentação, principalmente se a Circular de Oferta de Franquia está de acordo com o que estabelece a Lei de Franquias nº 8.955/94.
A principal recomendação é que você faça muitas pesquisas. Converse com o franqueador e, principalmente, com os franqueados da rede. Lembre-se que ao se tornar franqueado não significa que você irá trabalhar menos, pelo contrário, é necessário muita dedicação para gerenciar o seu próprio negócio.
Agora que você já conhece todas as facilidades das microfranquias, que tal conhecer uma opção dentro desse modelo? Fundada em 1995 a franquia Make-up é especializada em serviços automotivos como funilaria, pintura e estética automotiva. Os serviços prestados pela rede atendem desde pequenos estragos até grandes colisões. Ficou interessado em se tornar franqueado da Make-up? Para mais informações, clique aqui e cadastre-se no nosso site.